BUSCAPÉ

terça-feira, 10 de julho de 2012

VEJA QUEM SÃO AS MULHERES DE CONFIANÇA DE DILMA

No governo da presidente Dilma Rousseff (PT ), as mulheres ganharam um espaço que nunca tinham alcançado antes. Das 38 pastas que compõem o alto escalão do governo federal, 10 estão na mão delas, pela primeira vez na história do País.
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, é a mulher que ocupa o cargo mais próximo da presidente Dilma Rousseff. Gleisi também é mulher do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) e assumiu a pasta no lugar de Antonio Palocci, que deixou o cargo após denúncias.
 A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, irmã do cantor Chico Buarque, está no cargo desde o começo do governo, mas em diversos momentos surgiram rumores sobre sua demissão. Ainda assim, ela tem resistido no cargo.
Tereza Campello assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no começo de 2011. Ela é ex-assessora da Casa Civil do governo Lula e entrou no lugar de Márcia Lopes, que deixou o comando da pasta.
Izabella Teixeira foi escolhida por Dilma para ocupar o cargo de Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente. Antes de assumir, Izabella já era a secretária-executiva do mesmo ministério.
Antes de assumir o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no lugar de Paulo Bernardo (Comunicações), Miriam Belchior também foi coordenadora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no governo Lula. A ministra de Dilma trabalhou na prefeitura petista de Santo André e é viúva do ex-prefeito da cidade Celso Daniel.
Durante a campanha presidencial de 2010, Helena Chagas foi a principal assessora de imprensa de Dilma. No governo, asumiu a Secretaria de Comunicação Social, cargo antes ocupado pelo ex-ministro Franklin Martins. Recentemente, Helena passou por uma cirurgia por causa de um câncer de mama.
Maria do Rosário está na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República desde o início de 2011, quando Dilma assumiu a Presidência. Ela começou a carreira política no PCdoB e está no PT desde 1994. Antes de assumir o cargo, foi vereadora em Porto Alegre e deputada estadual.
A socióloga Luiza Helena de Bairros é a titular da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. Ela é uma das principais lideranças do movimento negro e já trabalhou contra o racismo para o governo britânico e em um programa das Nações Unidas.
Eleonora Menicucci de Oliveira foi a penúltima mulher a assumir uma pasta no governo. No último dia 6 de fevereiro, ela substituiu Iriny Lopes, pré-candidata à Prefeitura de Vitória, na Secretaria de Políticas para as Mulheres. Eleonora é amiga e ex-companheira de prisão da presidente Dilma Rousseff. As duas dividiram uma cela na década de 1970, no presídio Tiradentes, conhecido por Torre das Donzelas, que abrigava prisioneiras políticas durante o regime militar.
No início de 2011, Ideli Salvatti era a ministra da Pesca e Aquicultura. No entanto, por conta da saída de Antonio Palocci, ela foi escalada por Dilma para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, no lugar de Luiz Sérgio. Com isso, desde dezembro, Ideli é responsável pela articulação política entre o Congresso e o Palácio do Planalto.

Maria das Graças Foster foi a ultima mulher a chegar ao governo Dilma e a primeira a assumir a presidêndia da Petrobrás em toda historia da estatal.

  • Maria das Graças Foster foi a última mulher a chegar

    Maria das Graças Foster foi a última mulher a no governo de Jacque

Nenhum comentário:

Postar um comentário